Usinagem por eletroerosão

Usinagem por eletroerosão: conheça as vantagens desse processo

Você certamente conhece ou já ouviu falar da usinagem por eletroerosão. Afinal, esse processo é muito comum e é amplamente utilizado por indústrias que têm necessidade de peças manufaturadas e personalizadas.

Esse processo especial de usinagem usa um método diferente, que não envolve o contato mecânico da ferramenta de corte com o material. Assim, ela apresenta muitas diferenças e vantagens, principalmente para empresas com largas demandas.

A seguir, a Erominas vai explicar um pouco mais sobre isso. Acompanhe!

Usinagem por eletroerosão: como funciona?

A eletroerosão é um processo dentro da usinagem que envolve a ação de descargas elétricas. Ou seja, para fabricar uma peça manufaturada, são usados capacitores que realizam descargas elétricas sobre o material.=

Esse processo representou um grande avanço na usinagem, já que permitiu eliminar diversas dificuldades que existiam em outros processos industriais mais convencionais.

Também é importante destacar que a usinagem eletroerosão ganhou dois tipos: por penetração e a fio.

– Eletroerosão por penetração: esse método pode ser utilizado, por exemplo, para cortar furos e outras formas de aço endurecido. Nele, um eletrodo descarrega uma faísca de alta potência que corrói até mesmo os materiais mais duros.

Eletroerosão a fio: já nesse processo, a máquina usa um fio metálico para cortar um contorno programado em uma peça. O fio, inclusive, pode ser inclinado, o que permite fazer peças com cone ou com perfis diferentes na parte superior e inferior.

Em ambos os tipos, esse método apresenta grandes vantagens para as indústrias.

Vantagens da eletroerosão

Por utilizar métodos e processos totalmente diferentes, esse tipo de usinagem apresenta diversos benefícios na produção de peças e ferramentas manufaturadas. Veja alguns deles:

– Versatilidade de materiais: qualquer material que seja eletricamente condutor pode ser cortado utilizando esse processo, inclusive aqueles cuja dureza impede que sejam realizados outros processos de usinagem

– Cortes e matrizes mais complexos podem ser produzidos com mais precisão e velocidade através da usinagem por eletroerosão

– Cortes finos e frágeis podem ser feitos de forma mais fácil e prática

– Possibilidade de fabricar grandes quantidades de peças de forma rápida e segura

– A precisão desse processo é alta e isso permite que sejam replicados padrões de alta complexidade

– A usinagem por eletroerosão deixa um acabamento mais limpo e suave, com menos rugosidade na superfície da peça

Usinagem: conte com quem entende do assunto

Poder contar com a usinagem por eletroerosão é uma vantagem enorme para qualquer segmento. Afinal, esse processo traz vantagens e benefícios diversos, além de modernidade e precisão para o resultado final.

Agora que você já entendeu mais sobre esse método, é preciso dar outro passo importante: encontrar uma empresa de usinagem. Somente um negócio com experiência nesse segmento é capaz de fornecer todo o suporte, excelência e qualidade para que você possa obter os melhores resultados nas suas peças e ferramentas manufaturadas.

A Erominas atua desde 1998 fornecendo soluções completas em usinagem, não só por eletroerosão, como também através de diversos outros métodos. Agende uma conversa conosco e deixe suas necessidades virarem projetos! Clique aqui e fale conosco.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento