metal blank machining process on lathe with cutting tool and coolant at steel manufacturing

Usinagem em material temperado: aproveite o máximo desse material

A usinagem em material temperado vem sendo cada vez mais utilizada e aplicada dentro do setor. Isso porque as exigências, complexidades e modernidades das indústrias exigem cada vez mais peças com ainda mais durabilidade. E, nesse caso, esse tipo de material é bastante adequado.

Por isso, hoje vamos falar sobre a usinagem em material temperado, seus diferenciais, benefícios e principais desafios. Acompanhe mais para entender sobre esse tipo de usinagem.

Boa leitura!

>> Leia também:

Ferramentaria e usinagem: quais setores podem utilizar esses serviços?

Usinagem de peças especiais: saiba tudo sobre isso

Usinagem em material temperado: principais diferenças

Quando falamos em material temperado, especificamente aqui do aço, estamos falando de um material que passou por um tratamento especial para aumentar sua resistência e dureza.

Sendo assim, ele ganha mais durabilidade do que o normal e, consequentemente, seu desgaste ao longo do tempo também se torna menor, se comparamos com o aço padrão.

Assim, a usinagem em material temperado acontece justamente para desbastar e/ou cortar esse material, de forma a permitir que ele seja transformado em uma peça ou ferramenta para outra indústria.

Geralmente, ela é adquirida para maquinário mais pesado, justamente por conta dessas propriedades diferenciadas que ela adquire. Da forma como é fabricado, o material temperado ganha maior resistência também a temperaturas.

Como acontece esse tipo de usinagem

Como já dissemos acima, a usinagem em material temperado é essencial para diversas indústrias, principalmente aquelas de maquinário pesado.

E é por isso que para produzir essas peças e ferramentas, a usinagem precisa ser de alta precisão. Isso inclui principalmente um projeto de usinagem bem definido, que definirá todos os padrões e especificações a serem realizados pela máquina.

Normalmente, esse tipo de usinagem requer antes o tratamento do material, como o aço, para seu endurecimento. Isso inclui adição de calor, depois resfriamento com solução de salmoura ou água e novamente um reaquecimento.

Após esse processo, ele passará pelo processo de usinagem para moldagem e/ou corte no formato especificado.

Diferenciais das peças de material temperado

A usinagem em material temperado é amplamente requisitada pelas mais variadas indústrias. Isso porque o produto final produzido tem utilização bastante abrangente, principalmente pelas características diferenciadas que ele assume.

Citamos algumas delas aqui:

  • Suporta alta tensão e força
  • Aguenta grandes sobrecargadas
  • Alta firmeza contra a deterioração causada pela abrasão

Esses pontos tornam esse tipo de material bastante útil para ambientes industriais e inclusive para residências. No entanto, um ponto merece atenção: quando esse tipo de material é exposto a impactos mais profundos, ele pode apresentar certa propriedade quebradiça.

Por isso, é importante ficar atento a esse detalhe e também a sua exposição a temperaturas elevadas, como em motores.

Aproveite o máximo dos materiais temperados

Para se obter os melhores benefícios da usinagem em material temperado e todos os diferenciais que essas peças e ferramentas podem trazer, é essencial contar com uma empresa de usinagem experiente.

Esse tipo de usinagem requer alta precisão e qualidade, já que exige diversos tratamentos.

Por isso, caso você precise utilizar esse material, conte com a Erominas. Com anos de experiência no mercado e um extenso portfólio de soluções e clientes, entendemos como ninguém sobre qualidade na usinagem.

Você pode agendar uma conversa conosco e solicitar um orçamento clicando aqui.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento