Usinagem de precisão: o que é e como pode ajudar seu negócio?

Usinagem de precisão

Usinagem de precisão: o que é e como pode ajudar seu negócio?

A usinagem de precisão é um processo que pode ajudar muitas empresas na sua produção e trazer-lhes inúmeros diferenciais. Porém, o que é exatamente e como pode ajudar o seu negócio? É isso que a Erominas vai explicar neste texto. Continue lendo para entender tudo!

Muitos encaram a usinagem de precisão como uma verdadeira arte. Isso porque, mais do que o processo de usinagem normal, em que se fabricam peças a partir de uma matéria-prima, esse tipo específico vai além.

Ela é o resultado da modernidade e evolução de máquinas, equipamentos e ferramentas. Toda essa atualização permitiu que o procedimento fosse cada vez mais preciso, computadorizado e personalizado. Além disso, para indústrias de diversos segmentos, essa evolução foi imprescindível para gerar um diferencial ainda maior frente à concorrência.

Usinagem de precisão: como funciona esse processo

Como já dissemos em outro post, a usinagem inclui todos os passos da fabricação de uma peça manufaturada. Por exemplo, corte, desgaste e tratamentos térmicos.

Antes da modernização, esses processos eram, muitas vezes, feitos de forma mais manual. No entanto, hoje, máquinas como fresas, retíficas e tornos funcionam de forma totalmente computadorizada, o que garante uma precisão muito maior. Assim, é possível manufaturar peças para indústrias como a aeroespacial, automobilística, bélica, entre tantos outras. Isso porque elas necessitam peças específicas e totalmente personalizadas.

Dessa forma, para projetos que demandam peças e ferramentas manufaturadas de alta complexidade, a usinagem de precisão é imprescindível. Essa máxima precisão no detalhamento de cada peça é que vai garantir o sucesso do projeto e, consequentemente, oferecer um diferencial ainda maior para o negócio.

Além disso, é importante destacar que a usinagem de precisão traz consigo a grande distinção de garantir uma entrega perfeita ao final do projeto. Ou seja, você obterá exatamente aquilo que o seu negócio precisa, de forma personalizada e exclusiva. Por ser totalmente computadorizada, a usinagem de precisão ainda adapta os processos aos materiais utilizados, sejam eles aço, metal, cobre, entre outros.

Usinagem de precisão: algumas máquinas e ferramentas

Entre as ferramentas que permitem que a usinagem seja executada com precisão, existem diversas opções. Veja alguns exemplos a seguir:

Fresas

Sejam convencionais ou CNC (Comando Numérico Computadorizado), as fresas usam diversas ferramentas de corte para chegar ao resultado final da peça. Podem ser usadas para aplicar acabamentos de superfícies usinadas ou até mesmo para produzir formas 3D mais complexas.

Retífica

As retíficas podem ser cilíndricas ou planas, usadas para afiar punções e matrizes. Elas realizam movimentos retilíneos e são muito importantes para a usinagem de precisão.

Torno

Os tornos (convencionais ou CNC) são muito valiosos nos processos que exigem peças personalizadas, uma vez que permitem alta velocidade e ainda mais qualidade no torneamento. É através dessa ferramenta que são possíveis de serem produzidas, por exemplo, formas com geometrias mais complexas ou furos internos.

Conte com a Erominas para seus projetos únicos de usinagem!

Como você deve ter lido ao longo do texto, a usinagem de precisão garante que as peças e ferramentas sejam fabricadas com cortes precisos e com melhor acabamento. Então para levar esse diferencial para seu negócio, você precisa comprar com uma empresa parceira e de confiança, como a Erominas.

Com mais de 20 anos no mercado, planejamos e executamos seus projetos de forma totalmente personalizada e estratégica. Agende uma conversa conosco e comece a tirar seus projetos do papel!

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento