Usinagem com refrigeração

Usinagem com refrigeração: principais benefícios desse processo

Quem trabalha com mecânica industrial provavelmente já conhece a importância e os benefícios da usinagem com refrigeração. Isso porque essa operação de resfriamento tem impacto direto não só no produto final, mas também na vida útil das ferramentas e maquinários utilizados nesse processo.

Portanto, hoje a Erominas veio falar um pouco mais sobre a refrigeração na usinagem e como ela traz diversos benefícios para a qualidade desse processo.

Fique ligado e continue lendo para entender melhor.

Usinagem com refrigeração: entendendo como ela acontece

Antes de tudo, é importante entender que existem diversos meios de realizar a usinagem com refrigeração. E, além do mais, que esses métodos podem variar conforme o tipo de usinagem e da máquina utilizada.

No torneamento, por exemplo, onde a refrigeração é bastante comum, existem alguns meios de realizar essa usinagem com refrigeração. Entre eles, podemos citar:

  • A emulsão, em que se mistura água e óleo
  • O óleo propriamente dito
  • Através de ar comprimido
  • Ou ainda através de gás criogênico

Além disso, com tantos benefícios que a usinagem com refrigeração pode trazer (que já listaremos a seguir), muitas ferramentas passaram a já contar com refrigeração interna.

Mas o principal a ser compreendido é que, para que essa refrigeração aconteça, sempre é utilizado um material, normalmente um fluido de corte. Ele será responsável por remover o calor gerado durante a operação da usinagem já que esse aquecimento ocorre de forma natural devido ao atrito da ferramenta de corte com o material.

+ Leia também:
O efeito da temperatura no torneamento: entenda mais sobre isso

Qualidade do processo de usinagem: a importância da ISO 9001

Benefícios da refrigeração na usinagem

Nos últimos tempos, a usinagem com refrigeração tem se tornado cada vez mais importante no mercado. Isso levou inclusive, como já dissemos acima, a soluções de ferramentas já com operações de refrigeração interna.

E os motivos que levaram a essa ampla adoção não foram poucos: os benefícios da usinagem com refrigeração são inúmeros. Destacamos aqui os principais:

  • Melhora na vida operacional da ferramenta de corte
  • Aumento da produtividade da ferramenta
  • Menor custo de produção, com trocas menos frequentes de ferramenta
  • Aumento na segurança do processo
  • Melhora na qualidade final da peça
  • Maior precisão dimensional da peça usinada

Porque apostar em estratégias de melhoria na usinagem

Podemos dizer então que a usinagem com refrigeração é sim uma excelente estratégia de melhoria do processo.

Isso porque, ao adotar este procedimento, você evita o desgaste prematura das suas ferramentas, trazendo um enorme diferencia competitivo para sua empresa de usinagem.

Além disso, essa estratégia também pode impactar na qualidade do produto final oferecido ao cliente, o que pode inclusive sair dos padrões de qualidade rigorosos que a usinagem exige.

Outro ponto importante a ser destacado é que, embora possa parecer fácil, realizar essa estratégia de melhoria, como a refrigeração, não é simples e merece atenção.

É imprescindível que os líquidos usados na refrigeração exatamente na zona de corte, onde já maior concentração de calor, e que seu material seja adequado para o tipo de processo que está sendo realizado.

Confie em quem tem mais de 20 anos de experiência nesse setor

E para garantir o máximo de precisão e qualidade em todos os processos de usinagem, confie em uma empresa parceira e com ampla experiência no mercado.

A Erominas, há mais de 20 anos, transforma necessidades em soluções, atendendo clientes dos mais variados segmentos e oferecendo peças e ferramentas sob medidas.

Quer saber mais sobre nossas soluções? Envie uma mensagem para nós clicando aqui.

Banner 3

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento