CNC operator, mechanical technician worker at metal machining milling center in tool workshop inserting data with keyboard wearing noise cancelling headset

Usinagem CNC e seu grande diferencial no mercado

A usinagem CNC representou um grande avanço dentro da indústria no geral. Isso porque ela permitiu diversas modernidades dentro dos processos, agregando precisão e agilidade à fabricação de peças e ferramentas especiais.

O chamado Controle Numérico Computadorizado permite que as máquinas sem controladas por comandos numéricos, ou seja, ele utiliza da inteligência e automatização dos computadores para regular máquinas e equipamentos em diversas etapas de produção.

Antes da introdução da usinagem CNC no mercado, essa regulação era feita de forma manual, cabendo a um operador trabalhar com a ferramenta para que o projeto fosse executado com precisão.

Leia mais a seguir sobre esse tipo de usinagem e o grande diferencial que ela trouxe para o mercado.

+ Saiba mais:

Usinagem de precisão: o que é e como pode ajudar seu negócio?

O efeito da temperatura no torneamento: entenda mais sobre isso

Usinagem CNC e suas vantagens

A usinagem CNC chegou para revolucionar o mercado graças a sua capacidade de produzir mais em menos tempo. E melhor ainda: com menos desperdícios de materiais e mais precisão.

Para entregar tudo isso, ela utiliza controles computadorizados que possibilitam o controle de vários eixos ao mesmo tempo, como vamos explicar melhor a seguir.

Assim, o CNC permitiu usinar peças que saem praticamente prontas, só necessitando de pequenos processos de acabamento e aperfeiçoamento. Além, é claro, de reduzir os riscos de falhas humanas durante o processo.

Essa então é uma tecnologia que você deve observar se a sua empresa terceirizada de usinagem possui. Afinal, ela é essencial para a produção de peças com alta qualidade e que exijam um elevado grau de precisão, principalmente no que diz respeito a sua geometrias e acabamentos.

O funcionamento da usinagem CNC

Para ficar ainda mais claro como a usinagem CNC, vamos a um exemplo.

Para realizar o processo de torneamento, é necessário um torno, que pode ser convencional ou CNC.

Na fabricação de uma peça cilíndrica, por exemplo, o torno CNC é programado em uma linguagem específica, de acordo com o desenho do projeto já estabelecido. Nesse processo então, os eixos dessa máquina vão operar simultaneamente, realizando movimentos precisos. Os barramentos da máquina se deslocarão nos eixos X e Y, executando todos os movimentos já estabelecidos pelo computador, atingindo um alto grau de precisão dimensional.

Assim, os tornos CNC permitem alta velocidade do torneamento de plásticos e metais, garantindo mais agilidade na produção de peças com geometrias complexas ou furos externos, por exemplo.

Conte com a modernidade da Erominas

A Erominas atua há mais de 20 anos atendendo indústrias dos mais variados setores e transformando necessidades em soluções. Contando com maquinário de última geração e equipe em constante atualização, possuímos o ISO 9001 graças a um esforço de excelência contínua que faz parte dos nossos valores.

Venha conversar conosco. É só clicar aqui.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento