Usinabilidade dos materiais no processo de usinagem

Finishing metal working on high precision grinding machine in factory

Usinabilidade dos materiais no processo de usinagem: tudo o que você precisa saber sobre isso

A usinabilidade dos materiais no processo de usinagem é extremamente importante para o resultado final desejado. Afinal, é ela que ajuda a determinar diversas etapas e escolhas ao longo do projeto de usinagem, a fim de se obter mais qualidade, precisão e durabilidade das peças e ferramentas.

É por isso que compreender detalhes sobre essa medida, como ela é definida e como ela impacta no negócio são primordiais para um projeto de sucesso e excelência.

A Erominas, com mais de 20 anos no mercado e ampla experiência no setor, preparou um texto completo para você entender mais sobre o assunto. Acompanhe!

Leia também:
Usinabilidade de materiais: como isso pode impactar seu negócio

Usinabilidade dos materiais no processo de usinagem

Antes de tudo, vamos entender o que é essa propriedade.

A usinabilidade não é uma propriedade natural do material. Ou seja, ela é o resultado da interação do material com todo o processo de usinagem. Assim, ela depende das características do material e também das ações que serão executadas.

Por isso, um material pode ter um valor de usinabilidade baixo para uma determinada condição de usinagem, mas alta em outros casos.

Dessa forma, essa medida mostra, entre outras coisas, a facilidade com que um material pode ser cortado, fresado, torneado – entre tantas outras operações e técnicas de usinagem – sem perder suas propriedades.

Ela é então um indicador de capacidade, que não determina se um material é melhor do que outro, mas sim se, dependendo dos processo e operações a serem utilizados, um material apresenta mais vantagens em ser utilizado sobre outro.

Para projetos que seguem rigorosos processos de qualidade, essa escolha então de materiais passa por um longo processo de análise dessas usinabilidades.

Como determinar uma usinabilidade

Para determinar a usinabilidade dos materiais no processo de usinagem, alguns fatores precisam ser considerados. Entres eles, estão alguns itens:

  • Vida da ferramenta de corte
  • Força da usinagem
  • Força dos cavacos
  • Qualidade da peça

Além disso, outros fatores influenciam diretamente nesses pontos, como a composição do material, sua dureza e rigidez. Além disso, aspectos mecânicos do processo, além das condições de usinagem, também impactam nessa medida: geometria da ferramenta, rigidez na máquina, fluidos utilizados, etc.

Porque a usinabilidade é tão importante na usinagem?

Você pode pensar: mas a usinabilidade dos materiais no processo de usinagem só serve para escolher o material mais adequado?

Pode parecer uma escolha simples e rápida, mas a verdade é que ela é determinante para o restante do decorrer do processo.

Ao utilizar medidas de usinabilidade para escolher o componente mais adequado para aquela operação, estamos realizando uma ação de melhoria contínua. Essa cultura leva a otimizações que garantem mais produtividade, diminuindo custos e tempo de produção, que são traduzidos em vantagens competitivas e econômicas para ambos os lados: cliente e fornecedor.

Projetos de usinagem completos: fale com a Erominas

Já ficou claro que um projeto de usinagem envolve diversos fatores e deve ser conduzido por uma empresa com experiência no mercado. Por isso, venha falar com a Erominas e tirar seu projeto do papel!

Você pode clicar aqui para solicitar seu orçamento ou entrar em contato conosco através dos nossos canais de atendimento. Esperamos você!

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento