usinabilidade de materiais

Usinabilidade de materiais: como isso pode impactar seu negócio

Para qualquer empresa que necessita de peças e ferramentas manufaturadas, a usinabilidade de materiais é um fator decisivo e que precisa ser olhado mais de perto. Isso porque esse aspecto pode influenciar em questões como custos, produtividade, durabilidade, segurança e qualidade, o que, é claro, impacta diretamente o seu negócio.

Para que você entenda um pouco mais sobre esse assunto e sua importância para o dia a dia da sua empresa, a Erominas preparou um texto especial! Acompanhe a seguir e saiba mais sobre isso.

Usinabilidade de materiais: o que exatamente isso significa?

Antes de tudo, é importante entender o que exatamente é a usinabilidade de materiais. Esse conceito, embora complexo, pode ser definido como a facilidade ou a dificuldade com que um material pode ser submetido a diferentes operações ou técnicas de usinagem. Ou seja, quanto de trabalho é necessário investir em um material para cortar, tornear, fresar ou furar, sem prejudicar suas propriedades.

Isso quer dizer que um material com boa usinabilidade, por exemplo, geralmente é fácil de ser trabalhado e aceita bem acabamentos mais personalizados. O alumínio, por exemplo, é um material com alta usinabilidade, o que facilita seu uso em diversas aplicações.

Mas como saber então se um material tem uma boa usinabilidade ou não?

Muitos fatores influenciam na determinação da usinabilidade de materiais. Assim, ela depende de itens como o estado metalúrgico da peça, sua dureza, as propriedades mecânicas do material, sua composição química, entre outros.

Além disso, a usinabilidade de materiais depende ainda de itens como as condições de usinagem, as características da ferramenta e as condições de armazenamento.

Por isso é importante que você saiba que, normalmente, são feitas avaliações individuais para cada material e para cada trabalho, a fim de conseguir um diagnóstico mais preciso dessa usinabilidade.

Mas por que a usinabilidade de materiais é importante?

Quando pensamos em indústrias, sabemos que muitas necessitam, regularmente, de peças e ferramentas manufaturadas. Entre elas estão os segmentos aeroespacial, de energia, de mineração, agrícola, automobilístico, bélico, entre tantos outros.

Portanto, para esses segmentos, o conhecimento sobre a usinabilidade é essencial principalmente por um motivo: a escolha dos materiais a serem usinados.

Quando você utiliza um material adequado para passar pelo processo de usinagem, seu negócio pode ter ganhos relativos em produtividade, custos de operação, tempo de produção, entre outros fatores. Ou seja, a escolha certa do material traz diversas vantagens econômicas para o funcionamento da sua empresa.

Como começar seu projeto de usinagem: conte com a Erominas!

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância da usinabilidade de materiais, chegou a hora de começar seu projeto para peças e ferramentas manufaturadas, certo? Mas por onde começar? É aí que a Erominas pode te ajudar!

Aqui, nós avaliamos exatamente a necessidade do seu negócio e elaboramos um planejamento completo, que leva em conta diversos fatores, entre eles a usinabilidade, por exemplo.

Assim, oferecemos soluções totalmente personalizadas, que se adequam exatamente ao que sua realidade pede.

Venha começar seu projeto conosco!

Para agendar uma conversa, é só clicar aqui.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Orçamento