Tratamento térmico: como essa técnica impacta as propriedades dos metais

O tratamento térmico destaca-se como um processo que confere diversos benefícios para a produção de peças variadas para a indústria. Para a usinagem, a técnica garante ainda mais precisão e durabilidade para o resultado final dos projetos. Saiba mais neste novo conteúdo que preparamos.

O tratamento térmico de metais é um processo essencial para garantir mais resistência e produzir peças mais duráveis para a indústria. Para o processo de usinagem, o tratamento térmico é um grande aliado que promove ainda mais precisão para as peças, garantindo que essas não se modifiquem durante as atividades que envolvem a usinagem, já que é bastante comum que alguns materiais sofram alterações físicas e químicas ao longo do procedimento, seja pelo resfriamento ou aquecimento controlado.

Hoje, a Erominas vai te ajudar a entender melhor de que maneira o tratamento térmico age nas propriedades dos metais e como ele beneficia a usinagem de precisão, trabalho que desenvolvemos há mais de 20 anos.

O que é tratamento térmico de metais
O tratamento térmico de metais pode ser definido como um conjunto de técnicas e procedimentos que envolvem o aquecimento ou resfriamento para agregar propriedades necessárias. Na prática, o metal é aquecido a uma temperatura específica, onde deve permanecer por um tempo. Depois, ele é resfriado. Todo esse processo ocorre enquanto o metal ainda está em estado sólido. Sua principal finalidade é alterar as propriedades mecânicas e físicas do material sem que o produto final seja afetado.

Portanto, o processo ocorre nesta ordem:
– Aquecimento
– Manutenção da temperatura
– Resfriamento

Existem diferentes técnicas de tratamento térmico de metais, com especificações distintas, e esses são os principais objetivos delas:
– Melhorar a usinabilidade;
– Reduzir a dureza do material;
– Retirar gases e tensões que resultaram de tratamentos mecânicos;
– Modificar características magnéticas e elétricas;
– Aprimorar propriedades mecânicas, como ductilidade, resistência e flexibilidade.

Dessa forma, uma vez que os metais são utilizados em diversos tipos de atividades industriais, é importante que suas propriedades sejam modificadas para atender às necessidades especificadas. E é justamente para isso que o tratamento térmico existe!

Leia também: Tratamento térmico em aços: tudo que você precisa saber

Principais benefícios do tratamento térmico de metais
O tratamento térmico em metais proporciona diversas vantagens para a indústria. Ele pode aprimorar as propriedades dos metais nas peças de alta resistência, melhorar o desempenho de diferentes produtos aumentando sua dureza, flexibilidade, tenacidade, resistência, entre outras propriedades.

Através dele, as peças também podem obter maior resistência mecânica, homogeneidade estrutural e alta abrasão ao desgaste, criando propriedades ideais para que o metal seja aplicado em diferentes funções e atividades.

Conheça abaixo os tipos de tratamento térmico:

– Normalização

– Cementação

– Carbonitretação
– Envelhecimento
– Recozimento

– Revenimento

– Solubilização

– Têmpera

Para a usinagem, o tratamento térmico de metais confere ainda mais precisão e personalização, o que é ideal para atender às demandas específicas de projetos industriais, podendo entregar ao cliente exatamente o que ele deseja e precisa.

Algumas das principais vantagens do tratamento térmico quando falamos em usinagem são:
1) Aumentar ou diminuir a dureza do material;

2) Melhorar a resistência mecânica do material;

3) Aumentar a usinabilidade do metal ou aço;

4) Modificar as propriedades magnéticos daquele material;

5) Melhorar a resistência da peça a outros tratamentos e/ou usinagens;

6) Eliminar efeitos de tratamentos térmicos anteriores.

Saiba mais: Tratamento térmico de alívio de tensão e sua importância na usinagem

Usinagem de metais com a Erominas
No mercado de usinagem de precisão, a experiência faz toda a diferença para a entrega de projetos realmente personalizados e que atendam às demandas do mercado atual. Com mais de 20 anos no mercado de usinagem, a Erominas destaca-se por um trabalho de alta expertise, qualidade e precisão.

Sua necessidade pode se transformar em um grande projeto para nós! Faça seu orçamento.

Para mais conteúdos como este, acesse o nosso blog.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento