Retífica plana

metalworking machining industry. finishing or grinding metal surface on horizontal grinder machine at factory

Retífica plana: conheça as aplicações, versatilidades e vantagens desse maquinário

Quem trabalha no segmento industrial já deve conhecer esse tipo de maquinário: a retífica plana. Amplamente utilizada na usinagem, essa máquina permite a produção de diversas peças e ferramentas específicas para determinadas necessidades.

Assim, com características únicas, ela é uma peça importante para qualquer empresa de usinagem. Aqui na Erominas, por exemplo, utilizamos a retífica plana para afiação de punções e matrizes (já explicaremos mais a seguir). Por sua versatilidade, ela permite retificar superfícies em diversas direções.

Para falar um pouco mais sobre esse maquinário, a Erominas preparou um blog completo sobre ele. Siga lendo para ver mais.

+ Leia também:

Retífica plana: conheça suas aplicações

É importante entender o processo realizado pelas retíficas para então compreender melhor suas variadas aplicações.

Basicamente, na retífica plana, uma peça é fixada sobre uma placa magnética, de forma a manter a fixação correta e garantir uma precisão ainda maior. Um rebolo, composto de material abrasivo, realiza então movimentos retilíneos, tanto na longitudinal quanto na transversal, com o intuito de polir ou corrigir determinadas partes dessa peça.

Esse processo dá um acabamento fino à peça, o que é extremamente importante na produção de peças personalizadas na usinagem. O resultado final esperado é uma superfície lisa, reduzindo as rugosidades ou saliências que o material possa ter.

Esse processo de usinagem, realizado de forma unilateral, pode ser feito com ou sem tratamento térmico e em peças de diferentes geometrias.

É por esse motivo que a retífica plana é bastante utilizada na produção de peças para o setores elétrico, mecânico e hidráulico, por exemplo.

Diferenciais da retífica

O modo de funcionamento da retífica plana permite a ela alguns diferencias em relação a outros tornos mecânicos. Essa máquina permite, por exemplo, uma precisão muito alta justamente porque a retífica coloca em contanto o rebolo, o disco abrasivo e a peça usinada.

Bastante utilizada nos processos de torneamento e fresamento, a retífica permite o uso de diversos rebolos diferentes, variando em material e grau de dureza, entre outras características. Isso também traz grande versatilidade para o seu uso.

Além disso, essa máquina pode ser utilizada inclusive na reparação de peças, quando estas sofreram alguma deformidade.

Com ótimo custo-benefício, a retífica plana já permitiu aqui na Erominas a produção, por exemplo, de peças como bases, réguas, canaletas e garras.

É possível ver então que as máquinas retificadoras são essenciais na linha de produção, já que podem atuar na finalização de outro processo e em uma etapa tão importante como o acabamento.

Outras informações importantes

Além do que já vimos até aqui, destacamos ainda existem dois tipos mais comuns de retíficas planas, a tangencial e a vertical.

Na primeira, é utilizado um rebolo cilíndrico, que usa o próprio diâmetro para fazer os contatos com a peça no eixo vertical.

Já o segundo tipo de retífica plana, o vertical, pode ser utilizado outro rebolo, num eixo vertical, que permite à base manter contato constante com a peça.

Retíficas planas para seu projeto de usinagem você encontra aqui

As retíficas são apenas uma das mais variadas máquinas que a Erominas conta em seu portfólio para tirar o seu projeto de usinagem do papel. Entre em contato conosco para começar sua produção agora mesmo.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento