Qualidade do processo de usinagem

Qualidade do processo de usinagem: a importância da ISO 9001

Pensar em qualidade do processo de usinagem é pensar em tudo aquilo que envolve todas as etapas: escolha dos materiais, maquinário, equipe qualificada, projeto e execução. Assim, como em diversos outros segmentos, a ISO 9001 é um importante instrumento para auxiliar nas otimizações de cada etapa e garantir a qualidade que ele necessita.

Para entender ainda mais sobre essa ferramenta, vamos explicar um pouco mais sobre ela, suas aplicações e sua importância. Vamos lá?

Qualidade do processo de usinagem

Empresas de todo o mundo, de diferentes segmentos e portes, utilizam ferramentas e sistemas para garantir uma melhor execução dos seus processos. E na usinagem não é diferente.

A qualidade do processo de usinagem depende de inúmeros fatores e, quando estes podem ser agrupados e analisados em um só lugar, em uma só ferramenta, ficam ainda mais fáceis de serem gerenciados.

É daí que surge a ISO 9001, uma norma de padronização da International Standard Organization (ISO) voltada tanto para produtos quanto para serviços. Essa normatização tem como principal objetivo definir boas práticas na execução dos processos, aprimorando e facilitando ainda mais a gestão organizacional.

Dessa forma, a ISO 9001 é uma estratégia importante para a qualidade do processo de usinagem porque padroniza instalações, linhas de produção, gestão de recursos e pessoas, logísticas, além de todas as outras atividades que envolvam o processo produtivo.

A importância do ISO 9001

Essa ferramenta de qualidade então, garante não só maior agilidade no desenvolvimento de produtos, como também permite impactar diretamente na satisfação dos consumidores.

Podemos dizer então que um dos muitos benefícios da certificação ISO 9001, além de ser essencial para a qualidade do processo de usinagem, é também a agregação de valor aos produtos e serviços. Isso porque o selo de qualidade que a empresa passa a ter dá credibilidade para o mercado, para os fornecedores e também para os clientes.

Outros benefícios incluem ainda:

– Aumento da produtividade

– Padronização dos processos

– Processos mais inteligentes

– Redução de custos

– Aumento nas oportunidades de mercado

– Redução de riscos

Mas como uma empresa obtém essa certificação?

Já que a qualidade do processo de usinagem tem no ISO 9001 um importante alicerce, as empresas desse segmento se dispõem cada vez mais a obter a certificação, como é o caso da Erominas.

Para que isso aconteça, a empresa precisa passar por um processo de auditoria, que avalia se todas as exigências dessa norma foram cumpridas.

Assim, após a execução do projeto interno de melhorias, monitoramentos e padronizações, uma auditoria externa faz a avaliação dos requisitos e indica se a empresa pode receber o certificado. A recertificação acontece frequentemente, através de novas avaliações recorrentes.

 

Escolha uma empresa que tenha qualidade em usinagem com ISO 9001!

Fica evidente então que é imprescindível contar com uma empresa de usinagem que tenha a certificação ISO 9001. É através dela que você tem a segurança assegurada na qualidade das peças usinadas que você receberá.

Por isso, conheça a fundo o processo e a empresa que você escolherá para ser sua parceira. Venha saber mais sobre a Erominas e a nossa certificação e dê o primeiro passo para transformar suas necessidades em projetos com a qualidade que seu negócio merece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Orçamento