Fornecedores de material para usinagem: como fazer uma boa escolha?

Um dos grandes diferencias de empresas que produzem peças e ferramentas sob medida é contar com um portfólio de parcerias de confiança. Isso porque os fornecedores de material para usinagem têm um papel fundamental nesse meio. E, assim, escolhe-los corretamente impacta diretamente na qualidade do produto final.

Como então fazer essa escolha e garantir o melhor produto final possível para seu cliente em termos de qualidade de matéria-prima?

É isso que a Erominas vai explicar neste texto. Continue lendo para entender mais!

> Leia mais:

Qualidade do processo de usinagem: a importância da ISO 9001

Dicas para aumentar a produtividade na usinagem

Fornecedores de material para usinagem: como escolher corretamente

Vamos pensar em todos os processos realizados na usinagem, que são aqueles que modificam matérias-primas e as transformam em peças e ferramentas sob medida. É possível entender o papel tão importante de um fornecedor de qualidade, não é mesmo? Afinal, o material é a origem de tudo, e é ele que será usinado para atender a demanda do cliente!

Mas quando vamos para o dia a dia, sabemos que essa escolha nem sempre é fácil. Muitas empresas têm dificuldade em escolher bons fornecedores, em avaliar seus materiais e saber como isso impactará no produto final.

Por isso, separamos alguns itens que consideramos importantes para você avaliar sobre seus fornecedores de material para usinagem. Você pode notar que, de maneira geral, esse checklist pode ser usado para qualquer empresa que necessite de um bom fornecedor de materiais!

#1 Entenda os parâmetros de qualidade do fornecedor

Toda empresa que lida com muitos materiais precisa ter parâmetros de qualidade interno que deem garantias de qualidade, pureza e especificações corretas do material.

Por isso, ao avaliar seus fornecedores de material para usinagem, procure entender quais são os processos realizados internamente para garantir a qualidade desses materiais.

Cheque os processos de qualidade do armazenamento, da produção, da embalagem, da entrega dos produtos, etc.

Um bom fornecedor se preocupa com todos esses detalhes, para assim ter todas as garantias da qualidade dos seus produtos.

#2 Avalie testes e certificações

Além de todos os detalhes que citamos acima, é importante que o seu fornecedor de confiança também realize testes regularmente – tanto físico quanto químicos – nos materiais. Isso leva, naturalmente, a uma garantia ainda mais assegurada!

Um bom indicador também é se a empresa conta com certificações de qualidade, como a ISO 9001. Isso porque, para obtê-las, são exigidos uma série de normas e requisitos, o que também vai trazer uma segurança para você.

#3 Boas negociações

Um bom parceiro comercial também tem que ser capaz de realizar boas negociações com a sua empresa.

Condições de pagamento flexíveis, cumprimento e adequação de prazos de entrega conforme necessidade, formas de entrega, entre tantos outros, são bons pontos quando avaliamos fornecedores de material para usinagem.

Assim, com essa parceria firmada, você também tem segurança e apoio em casos especiais e esporádicos, quando pode precisar, por exemplo, de uma força tarefa para entregar um projeto com prazo mais reduzido.

Banner 5

Vantagens de ter um bom fornecedor de matéria-prima

E sim, quando falamos de fornecedores de material para usinagem, é claro que uma boa escolha traz vantagens para o seu negócio também. Veja só:

  •  Aumento de produtividade

Isso porque você vai contar com materiais em condições ideias de qualidade e durabilidade para o seu projeto. Isso evita paradas, reavaliações e até problemas no processo produtivo.

Receber um material com dureza diferente daquela descrita, por exemplo, poderia parar um processo inteiro de usinagem. Além de isso prejudicar o produto final e sua ferramenta de usinagem, também.

  • Versatilidade

Ter um bom fornecedor vai te permitir ter um portfólio maior de produtos e matérias à sua disposição.

Isso porque, ao confiar nele, você também pode explorar outros materiais que ele oferece, já que você confia em todos os parâmetros de qualidade dele.

  •  Mais segurança em cada processo

Como dissemos no primeiro item, ter um bom fornecedor garante que você está recebendo exatamente a matéria-prima que comprou.

E isso, claro, quando consideramos tudo aquilo que envolve os processos de usinagem, dá mais segurança para o projeto. Isso porque ele já vai ser projeto considerando aquilo que você comprou e, se fosse diferente, erros e problemas com certeza iriam acontecer no decorrer do processo.

Matéria-prima de qualidade: o bom resultado é o produto final!

Como vimos ao longo desse texto, então, contar com bons fornecedores de material para usinagem é muito importante. Assim, as empresas de usinagem precisam não só saber como realizar os processos que vão transformar e gerar peças e ferramentas especiais e sob medida, mas também avaliar a qualidade da matéria-prima.

E não se esqueça: o resultado mais importante sempre será a qualidade do produto final!

Conte com quem entende do assunto e trabalha há mais de 20 anos com fornecedores certificados. Fale aqui com a Erominas e agende sua conversa!

Banner 3

 

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento