Ferramentaria e usinagem

metalworking industry. tooth gear cogwheel machining by cutting mill tool.

Ferramentaria e usinagem: quais setores podem utilizar esses serviços?

A ferramentaria e a usinagem são dois processos extremamente importantes para o setor industrial brasileiro. Isso porque ambos fazem parte da cadeia de produção das áreas como automotivas, bélicas, energética, aeroespacial, agrícola, entre tantos outros. O que significa que elas têm papel fundamental para diversos produtos sejam feitos.

Quais setores então podem utilizar os serviços e soluções de ferramentaria e usinagem e como?

A Erominas, que atua há mais de 20 anos nesse mercado, preparou um texto especial para explicar para você tudo sobre esses processos e como diversos setores podem aproveitar o melhor de ambos. Veja só!

> Leia também:

Ferramentaria e usinagem: como atuam

A ferramentaria e usinagem são processos metalúrgicos que criam, desenvolvem e produzem peças e ferramentas a partir de diversos materiais. O grande diferencial é que ambos os processos envolvem alta precisão. Ou seja, cada peça produzida e usinada conta com extrema qualidade e acabamento impecáveis, o que é bastante benéfico para as indústrias.

Assim, ao longo do tempo, conforme essas indústrias se inovavam cada vez mais, a precisão e a personalização das peças finais começaram a crescer em igual proporção.

Hoje, por exemplo, é possível usinar peças com 3 dimensões, parafusos com cabeçotes de diversas formas, dispositivos para automações de processos industriais, cones e esferas, polias, entre tantas outras peças extremamente personalizadas.

A ferramentaria

Quando falamos de ferramentaria, especificamente, estamos falando de processos como cortes, dobras, moldes, injeções, entre outros. Estes são feitos para produção de ferramentas que serão úteis em outros processos produtivos.

Todo o processo de fabricação, incluindo ferramentaria e usinagem, é rigidamente controlado por padrões de qualidade internos, da própria empresa de usinagem. E também externos, caso elas atendam às normas de qualidade ISO, por exemplo.

Assim, são as empresas de ferramentaria e usinagem que farão o projeto, o desenvolvimento e a fabricação de peças e moldes maquinários utilizados no ramo automotivo, por exemplo.

Sejam peças grandes, médias ou pequenas, esses serviços trabalham milimetricamente para produzir com o mínimo de gasto, tempo e material e o máximo de qualidade e precisão.

A usinagem na Erominas: como funciona

A Erominas é uma empresa especializada em ferramentaria e usinagem que atua há mais de 20 anos no mercado, sempre em busca de excelência contínua.

Ao longo desses anos, acumulamos experiências e inovações diversas para nossas produções, agregando diversos diferenciais nas mais variadas etapas do processo de usinagem.

Veja a seguir algumas das soluções em usinagem que oferecemos aos nossos clientes:

  • Ferramentas de corte: a fresa convencional e a fresa CNC, por exemplo, nos permitem cortes de precisão para dar acabamento em superfícies de plástico ou metal, ou até para criar formas 3D
  • Afiação de punções e matrizes: com movimentos retilíneos, tanto na longitudinal quanto na transversal, utilizamos retíficas planas e cilíndricas para produzir matrizes das mais variadas formas
  • Torneamento de plásticos e metais: através de tornos convencionais e CNC, utilizamos alta velocidade, aliada com extrema qualidade, para produzir geometrias completas e furos interno

 

Soluções inteligentes de usinagem: conte conosco

Em nossa experiência, aprendemos que um serviço de qualidade oferece uma solução completa, que acompanha o cliente do começo ao fim, entendo suas necessidades. Por isso, aqui na Erominas, contamos com uma equipe altamente qualificada e um processo de rastreabilidade como nenhum outro para entregas soluções inteligentes para o seu negócio.

Fale conosco e agende uma conversa.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento