Estratégias de usinagem

Metalworking CNC milling machine. Cutting metal modern processing technology. Small depth of field. Warning - authentic shooting in challenging conditions. A little bit grain and maybe blurred.

Estratégias de usinagem: como escolher a melhor para seu projeto

Qualquer empresa de usinagem de sucesso possui em seu portfólio uma variedade de maquinário extensa, que lhe permite adotar diferentes estratégias de usinagem. No entanto, mais do que equipamentos, uma estratégia diferenciada nesse setor necessita também de uma equipe qualificada para definir os melhores planos de ação em cada projeto.

O que envolve então a escolha das estratégias de usinagem, como fazer a melhor escolha e como as empresas podem se beneficiar disto?

Para responder todas essas perguntas, a Erominas preparou um texto explicativo para você. Acompanhe a seguir!

Leia também:
Gerenciamento de ferramentas de usinagem: por que e como fazer?

Estratégias de usinagem: como defini-las?

Como já explicamos em outro texto aqui do nosso blog, todo processos de usinagem tem como objetivo principal converter uma determinada matéria-prima em uma peça específica e acabada.

Nesse processo, existem diversas variáveis, como a usinabilidade dos materiais (explicamos mais sobre essa medida aqui), as estratégias de corte, a escolha das ferramentas, etc.

Cabe então à empresa de usinagem fazer definir toda a estratégia de usinagem e executá-la de forma a entregar o melhor resultado possível.

Para executar esse projeto, 4 passos podem ser seguidos:

  • Planejamento

Algumas empresas de usinagem podem contar com equipes exclusivas para o desenvolvimento de projetos. Nesses casos, essa equipe estuda a necessidade apresentada pelo cliente e identifica otimizações com potencial para melhorias na produtividade.

Dessa forma, em parceria com o próprio cliente, os produtos são planejados de forma exclusiva, de acordo com necessidades e contextos únicos.

  • Seleção

Essa etapa para definição das estratégias de usinagem é importantíssima para se obter uma melhor visualização do processo como um todo.

Assim, depois de definido exatamente o projeto de usinagem, é hora de selecionar as ferramentas que serão utilizadas. Bem como as estratégias e condições de corte em que elas serão utilizadas.

Também é nesse momento em que acontece a seleção das matérias-primas e outros processos a serem realizados durante a usinagem, para um melhor acabamento e durabilidade do produto final.

  • Coleta

Após a etapa de seleção dos equipamentos, é o momento da coleta. Nessa etapa, tudo o que será utilizado durante o processo de usinagem é selecionado e agrupado, para que, ao ser iniciado o processo, tudo esteja alinhado de acordo com as normas e padrões de qualidade dos órgãos oficiais.

  • Execução

Já a quarta etapa diz muito mais respeito a execução das estratégias de usinagem. Neste momento, tudo aquilo que foi planejado em equipe e em conjunto com o próprio cliente será colocado em prática, executado dentro das normas técnicas para um resultado preciso.

Outros fatores que impactam nas estratégias

Além de todo esse processo para a definição das estratégias dentro da usinagem, alguns outros fatores influenciam na escolha de qual caminho a seguir, principalmente quando falamos de peças complexas.

Em casos de peças complexas e personalizadas, o mesmo maquinário pode ser utilizado, no entanto com uma configuração de corte diferente. Com ferramentas cada vez mais modernas, possibilitando uma infinidade de tamanhos, materiais e geometrias para a usinagem, cabe a mesma equipe estratégica definir a aplicação da ferramenta em cada situação.

Essa escolha deve ir de encontro a diversas outras estratégias, principalmente no que diz respeito a otimização da produção, redução de custos e maximização da produção.

 

Comece seu projeto agora

Agora que você já entendeu mais sobre as estratégias de usinagem, que tal começar seu projeto? Traga ele para quem entende do assunto: aqui na Erominas, temos uma equipe especializada para transformar a sua necessidade em solução. É só clicar aqui para solicitar um orçamento.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento