Empresa de usinagem

Empresa de usinagem: o que considerar antes de contratar

Contratar uma empresa de usinagem é parte do processo de qualquer grande indústria. Afinal, em diversos segmentos, contar com peças e ferramentas manufaturadas é a chave para uma produção mais eficiente e coesa. Mas você sabe exatamente o que fazem essas empresas, que tipo de serviço oferecem e como se diferenciam uma da outra?

A seguir, a Erominas vai explicar um pouco mais sobre os tipos de usinagem que existem no mercado e os serviços oferecidos pelas empresas desse segmento. Além, é claro de listar os diferenciais que você deve observar antes de contratar uma empresa para realizar a usinagem de peças. Acompanhe!

Empresas de usinagem: o que fazem?

“O que é usinagem” é uma das perguntas mais frequentes feitas por quem ainda está distante do assunto. Como já explicamos neste outro post, a usinagem compreende todos os processos feitos sobre diferentes materiais, com o objetivo de dar forma e torná-la uma peça manufaturada.

É claro que, com os avanços tecnológicos e as inovações no setor, cada vez mais uma empresa de usinagem conta com ferramentas diversas para tornar esse processo mais personalizado e preciso. Isso inclui máquinas que conseguem produzir peças com cortes especiais, por exemplo, sob medida e com acabamentos perfeitos, além de totalmente computadorizados e com tecnologia 3D.

Assim, engrenagens, punções, matrizes, ferramentas em metal e moldes são exemplos de peças que podem ser fabricadas através de processos de usinagem, tendo um resultado extremamente exato e de qualidade.

Vantagens significativas em uma empresa de usinagem

Ao contratar um serviço de usinagem, é importante atentar-se a alguns diferenciais que tornam uma empresa a melhor opção para a produção das suas peças e ferramentas. Veja alguns deles:

  • Tipos de serviços

Existem diversos tipos de usinagem que uma empresa pode oferecer. A eletroerosão, por exemplo, é um método que vem sendo cada vez mais usado no mercado. Isso porque ele consegue corroer materiais mais duros, que seriam mais difíceis de serem manuseados.

Os tratamentos térmicos também são outros processos que podem ser utilizados na produção de peças manufaturadas, bem como métodos de torneamento.

Assim, ao contratar uma empresa para realizar esse serviço, considere as opções de métodos e processos que ela oferece. Isso vai garantir que você tenha mais recursos para chegar ao resultado mais adequado, preciso e de qualidade, de acordo com as suas demandas.

  • Maquinário

Contar com um maquinário variado e moderno também é um grande diferencial de uma empresa de usinagem. Retificas cilíndricas e planas, serras verticais e horizontais, tornos convencionais e tornos CNC, máquina de eletroerosão, entre outros. Esses são exemplos de máquinas que permitem uma variedade de usinagens para a produção de peças e ferramentas nos mais variados segmentos.

  • Controle de qualidade

O controle de qualidade é um item muito importante pra qualquer empresa de usinagem. A Erominas, por exemplo, conta com um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), que baseado na norma NBR ISSO 9001 de 2015, permite promover a melhoria contínua dos processos.

Assim, esse padrão de qualidade é transmitido para diversas etapas. Entre eles, na escolha das matérias-primas, nos ensaios de dureza (que podem ser realizados para garantir uma maior confiabilidade do produto final), em sistemas de rastreabilidade e em operações de metrologia realizadas em todas as etapas.

Conte com a Erominas, sua melhor parceira em usinagem

Uma empresa de usinagem de confiança para seu negócio precisa ter experiência de mercado e olhar para o futuro. Por isso, conte com a Erominas para transformar as suas necessidades em soluções.

Entre em contato conosco e saiba como começar seu projeto! Clique aqui.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento