Empresa de usinagem com ISO 9001: saiba porque contratar e como encontrar

Uma empresa de usinagem que atende às normas do selo ISO 9001 possui um grande potencial competitivo, já que garante segurança e qualidade dos processos envolvidos durante as etapas de usinagem de peças e equipamentos. O selo beneficia tanto processos internos da empresa, quanto os clientes, que sentem-se mais seguros com a padronização e melhoria contínua de todo o trabalho envolvido.

O ISO 9001 é uma norma que possui grande representatividade nos negócios e atribui credibilidade para as empresas que o têm. Essa norma de qualidade une os principais requisitos para que uma empresa identifique, controle e monitore todos os seus processos de acordo com um padrão de qualidade que deve ser cultivado constantemente, visando a melhoria contínua de processos. Presente em mais de 170 países, em cada nação a norma recebe a sua própria versão, baseada e adaptada na legislação interna. No Brasil, a ISO 9001 é conhecida como NBR ISO 9001.

Se uma empresa de usinagem possui o selo ISO 9001, isso significa que ela atua em conformidade com o sistema de gestão de qualidade da Organização ISO (ou Organização Internacional de Normalização), responsável por sua criação. Em um panorama histórico, a ISO foi criada em Genebra, na Suíça, há mais de sete décadas. A principal intenção de seus criadores era pensar em normas padronizadas para todas as organizações do mundo, ou seja, que negócios tivessem a mesma maneira de organizar seus processos para que fossem considerados seguros e de qualidade, sendo reconhecidas qualquer que fosse a sua nação, língua ou cultura.

A partir da criação da organização, em 1987 foi criada a norma ISO 9001, cuja principal representação é o selo ISO 9001, que atesta a qualidade de diferentes empresas pelo mundo. O Brasil é um dos países que adotou a norma, representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Vantagens do ISO 9001

A Organização ISO possui diferentes normas, mas a mais utilizada entre as empresas é a ISO 9001, devido a sua alta relevância e abrangência. Muito mais que um selo, a certificação possui muitas vantagens, tanto para a empresa que a conquista, quanto para os clientes que vão contratá-la, já que garantem a capacidade de eficiência na produção e na entrega de produtos e serviços.

A primeira delas é a confiabilidade. Devido às constantes melhorias de processos que são exigidas para que a empresa mantenha o seu selo ISO 9001, os clientes sentem-se mais seguros ao contratar serviços que seguem uma norma de qualidade e que estão sempre em aperfeiçoamento.

Outra grande vantagem é que, como citado anteriormente, o selo é reconhecido internacionalmente. Mais de um milhão de empresas ao redor do mundo já foram certificadas com o selo ISO 9001; na América do Sul, são cerca de 50 mil certificações entregues. Esse cenário abre portas para ampliar as fronteiras entre negócios. Além disso, a aplicação da norma resulta na melhoria contínua de processos da empresa, que, por sua vez, vê um consumidor cada vez mais satisfeito com os produtos e serviços oferecidos.

ISO 9001 para usinagem

Os certificados de qualidade representam um grande diferencial entre as empresas. Quando o assunto são empresas de usinagem, o ISO 9001 é não só um diferencial competitivo, mas também uma garantia de precisão e usabilidade das peças entregues a cada um dos clientes e projetos desenvolvidos. Ao contratar uma empresa de usinagem com o selo ISO 9001, os benefícios são claros: identificação de riscos, mais eficiência nas operações e descoberta de novos mercados.

A qualidade de cada um dos processos que envolve a usinagem de peças depende de inúmeros fatores, e é por isso que ter uma norma que representa uma ferramenta de padronização auxilia, e muito, no gerenciamento do trabalho, o que garante que os resultados sejam ainda mais satisfatórios, tanto para a empresa, quanto para o cliente.

Usinagem para indústria automobilística

A indústria automobilística é altamente beneficiada pela usinagem de precisão. Isso porque, através, é possível oferecer tecnologia, acabamento e padronização para as peças dos automóveis. Mas, para além das peças, a usinagem está presente em diferentes etapas da montagem, a exemplo dos equipamentos utilizados nas etapas finais da montagem do automóvel.

Se você está precisando de peças usinadas para a indústria automobilística e está com dúvidas sobre quem contratar, opte por empresas que possuem o selo ISO 9001. São muitas as vantagens ao escolher aqueles que decidem, todos os dias, trabalhar através de normas de qualidade seguras e eficientes.

Usinagem de precisão com a Erominas

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de usinagem, a Erominas é uma empresa de usinagem que possui o selo ISO 9001 e, mais do que isso, sabe da sua importância para a entrega de um trabalho de qualidade comprovada para os nossos clientes. Para nós, a certificação é um fator decisivo para o setor, pois a qualidade de cada peça usinada impacta diretamente nos demais processos para os quais aquele produto será utilizado.

Atendemos aos padrões de qualidade definidos globalmente e nos comprometemos em manter nossos processos em constante otimização.

Clique aqui para solicitar um orçamento de usinagem para indústria automobilística.

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento