aumentar a produtividade na usinagem

Industry Worker working on cnc machine in metal industry factory

Dicas para aumentar a produtividade na usinagem

Quando falamos em aumentar a produtividade na usinagem, sabemos que esse é um fator decisivo para qualquer negócio. Afinal, em um mercado com concorrência tão acirrada, isso pode ser uma grande diferencial de sucesso dessas empresas. Mas afinal, como aumentar essa produtividade de forma prática e rápida?

Com ampla experiência no assunto – afinal, são quase 20 anos no mercado– a Erominas preparou uma série de dicas para melhorar consideravelmente a produtividade na sua usinagem. Então continue a ler e anote cada detalhe!

Como aumentar a produtividade na usinagem?

Antes de tudo, é importante lembrar que o processo de usinagem envolve diversos aspectos como ferramentas para corte, escolha dos metais, entre outros. Por isso, qualquer estratégia ou programa para gerar um aumento na produtividade da usinagem pode e deve englobar essas diversas áreas.

Além disso, é importante lembrar também que toda ação de melhoria, para trazer resultados significativos, deve ter o foco não só nos processos, mas também na equipe de colaboradores.

Veja a seguir então algumas dicas simples que podem ser implementadas para aumentar a produtividade na usinagem.

Dicas de produtividade: comece já

  • Monitore

Uma das principais formas de aumentar a produtividade na usinagem é monitorar todo o fluxo de trabalho dentro desse processo. Ou seja, mapear (de preferência de forma visual, já que isso facilita que esse documento seja utilizado depois) todas as etapas que envolvem a fabricação do produto.

Identifique os recursos, ferramentas, procedimento, responsabilidades, tempo e resultados do processo. Com isso em mãos, crie organogramas funcionais para serem expostos para uma equipe de melhorias.

Essa equipe, que pode ser formada por profissionais de diversas áreas dentro da sua empresa, deve ficar responsável por avaliar esses fluxogramas. Eles então poderão identificar áreas que merecem atenção, ou seja, possíveis gargalos, bem como propor potenciais melhorias em determinado ponto.

Além disso, estudos mais detalhados dentro da usinagem fornecem a você insights muito importantes. Alguns exemplos são as condições de corte, parâmetros, ferramentas, entre outros detalhes, que, se estudadas e avaliadas, podem direcionar a soluções mais personalizadas e eficientes.

  • Faça manutenções

Aumentar a produtividade na usinagem envolve também se preocupar com as manutenções. Isso porque qualquer melhoria envolve reduzir custos e, dentro da usinagem, muitos deles incluem as despesas com estrutura, ferramentas e máquinas.

Para reduzir esses custos então, uma boa dica é investir na manutenção preventiva. Isso quer dizer manter uma rotina de manutenções, que já sejam programadas de acordo com a rotina produtiva da empresa. Isso evita perdas enormes de tempo com as máquinas paradas e também desgastes desnecessários dos equipamentos, além de garantir a longevidade e bom funcionamento das máquinas.

  • Inove

Assim como em todos os outros segmentos da indústria, a usinagem exige constante renovação e atualização (tanto de tecnologia quanto de pessoal). Isso envolve então investir em ferramentas e máquinas mais inteligentes, que possam tornar a usinagem ainda mais eficiente.

Nessa lista de tecnologias que podem contribuir (e muito) para aumentar a produtividade na usinagem, se incluem, por exemplo, a informatização, os controles digitais, softwares 3D, entre outros.

E para isso, você pode contar também com a tecnologia de parceiros comerciais, o que nos leva ao item seguinte.

  • Tenha parceiros

Qualquer indústria de usinagem que tenha parceiros comerciais pode contar com eles para reduzir custos e aumentar a produtividade. Quer ver como?

Essas parcerias podem oferecer conhecimento técnico para apoiar o seu desenvolvimento de produtos, atuando no planejamento e também na aplicação das melhorias do processo.

A Erominas, por exemplo, oferece soluções de Engenharia de Aplicação. Dessa forma, atuamos para encontrar pontos de otimização com potencial para aumentar a produtividade do seu processo. Isso pode resultar então na diminuição do tempo de fabricação e, consequentemente, no aumento da produtividade da usinagem.

Além disso, os parceiros da Erominas podem contar com as tecnologias presentes no nosso próprio processo, como os softwares e sistemas informatizados, que otimizam etapas e garantem a rastreabilidade de todo o processo.

Colocando em prática: fale conosco!

Agora que você entendeu mais sobre as formas de aumentar a produtividade na usinagem, chegou a hora de colocar em prática, não é mesmo?

Para isso, nós te mostramos o caminho: venha falar com a Erominas! Agende uma conversa conosco e traga suas necessidades para nós.

Aqui, elas viram projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Orçamento