Material para projeto de usinagem

Material para projeto de usinagem: como escolher?

Projetos de usinagem são essências para a produção de peças e ferramentas personalizadas para os mais variados setores industriais. No entanto, uma etapa muito importante nesse processo é a escolha do material para projeto de usinagem. Afinal, existem inúmeros fatores que influenciam nessa decisão.

Quer saber como escolher e o que considerar para fazer isso?

Preparamos um texto completo para te ajudar a entender melhor e a tomar a melhor decisão. Veja só!

>> Leia também:

Usinabilidade dos materiais no processo de usinagem: tudo o que você precisa saber sobre isso

Como escolher o material para sua peça

A escolha do material para projeto de usinagem é uma etapa essencial para a execução correta e precisa desse projeto. Isso porque, quando feita de forma correta, ela garante a qualidade e precisão do produto final, bem como a efetividade e custo-benefício do projeto.

Ou seja, ao tomar a decisão certa sobre qual será o material utilizado, você assegura todo o processo e também a lucratividade do projeto.

Ok, mas como chegar nessa escolha então? Alguns pontos que você pode considerar para tomar uma decisão razoável são:

  • Propriedades

Qualquer material tem uma variedade de especificações técnicas e propriedades mecânicas diferenciadas.

Para a escolha do material para o projeto de usinagem, portanto, é imprescindível enumerar e considerar todas essas propriedades.

Um deles, por exemplo, é a força e também a rigidez. Avaliar a resistência do material te permitirá saber se ele é capaz de suportar uma determinada carga que será aplicada a ele durante o seu tratamento ou ainda um determinado desgaste.

Sua capacidade de suportar corrosões também é outra propriedade imprescindível, já que eu muitos projetos de usinagem, o material fica exposto e em contato com diversos elementos. Nesse caso, dependendo da sua propriedade mais corrosiva, ele pode precisar de uma proteção ou revestimento, por exemplo.

A condutividade elétrica também é outra propriedade a ser avaliada no material para projeto de usinagem. Isso porque, em processos como eletroerosão, por exemplo, esse fator impactará em todo o processo.

  •  Usinabilidade

Sendo bastante relacionado as propriedades acima descritas, a usinabilidade de um material nada mais é do que a a facilidade ou capacidade que um material tem de ser usinado. Ou seja, avaliando-se diversas propriedades, chega-se a um número que facilita a escolha e aplicação de cada material.

Portanto, além de olhar para propriedades específicas que podem ser mais importantes para o projeto em questão, você pode (e deve) olhar também para a usinabilidade desse material.

Alguns dos fatores que são considerados no cálculo da usinabilidade são microestrutura, composição química, dureza, resistência ao desgaste, condutividade térmica, expansão térmica, entre outros.

  • A ferramenta

Se você precisa escolher o material para projeto de usinagem, também não pode se esquecer de considerar a ferramenta que será utilizada nesse processo.

Isso porque, de acordo com a usinabilidade, um material mais difícil de ser usinado exige que a ferramenta utilizada para isso seja ainda mais resistente.

Portanto, a ferramenta de corte, por exemplo, precisa ter uma dureza maior do que a do material a ser cortado.

  • A geometria desejada

A geometria do produto final que se deseja também pode influenciar na escolha do material para usinagem.

O ângulo, a velocidade e a inclinação, todos dependem do tipo de geometria planejada e, claro, se o material confere mais facilidade ou não para ser usinado, vai exigir ferramentas específicas para isso.

Uma geométrica complexa, por exemplo, pode exigir um material mais fácil de ser usinado.

  • Custo

O custo do material é outro ponto que não pode ser deixado de fora. Afinal, o projeto também precisa ter um retorno e um custo-benefício apropriado, de forma a ser eficiente.

Considerando esse ponto, muitos materiais substitutos têm surgido, como o poliacetal (veja no vídeo abaixo).

Considere sempre a concorrência do mercado e aplicabilidade desse material no projeto desenvolvido por você.

Projeto de usinagem: conte com a Erominas!

Como vimos aqui, a escolha do material para projeto de usinagem é um passo muito importante do processo. Afinal, nenhum material se comporta da mesma forma ao ser usinado com aquelas condições específicas.

Para te ajudar nesses processos, a Erominas conta com profissionais capacitados, que auxiliam do começo ao fim em todas as etapas do projeto, incluindo essa escolha dos materiais.

Venha falar com nossos profissionais. Agende uma conversa ou solicite um orçamento aqui.

Banner 4

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento