Tratamento térmico

Tratamento térmico: solução para trabalho com metais

O tratamento térmico é um entre centenas técnicas utilizadas na usinagem para realizar projetos e conseguir resultados precisos e de alta qualidade. Não é a toa que as mais variadas indústrias utilizam peças e ferramentas que foram feitos a partir desse tipo de tratamento: a alta durabilidade das peças obtidas é um dos seus grandes diferenciais!

Mas não se engane: para que o tratamento térmico ofereça esses resultados esperados, muitos fatores precisam estar dentro das mais exigentes especificações.

E é claro que, para esclarecer um pouco mais sobre esse processo e, o mais importante, como ele pode ser uma boa solução para sua empresa, a Erominas preparou esse texto completo.

Acompanhe!

+ Leia também:
Tratamento térmico em aços: tudo que você precisa saber

Como funciona esse tipo de usinagem

Antes de tudo, vamos ao conceito básico.

Podemos chamar de tratamento térmico a ação de realizar o aquecimento ou resfriamento controlado de um material, com a finalidade de alterar suas estruturas e propriedades. Assim, esse material, normalmente um aço ou metal, é submetido a esse processo para que seja modificado e chegue ao resultado final planejado no projeto de usinagem.

Assim, esse processo altera não só as propriedades físicas do material, mas também às físico-químicas, como maior resistência e melhor usinabilidade, por exemplo.

É importante lembrar também que o tratamento térmico pode ter ainda outras finalidades, como estabilizar propriedades físicas do material e assegurar a estabilidade dimensional, mas isso é assunto para um outro texto!

Tratamentos térmicos aplicados a projetos de usinagem

Quando utilizados como uma estratégia de usinagem, o tratamento térmico pode ser extremamente útil. Isso porque ele permite diversas modificações no material, que vão servir às mais variadas especificações do projeto.

Esse tratamento pode ser utilizado, por exemplo, para:

  • Aumentar ou diminuir a dureza do material
  • Melhorar a resistência mecânica do material
  • Aumentar a usinabilidade do metal ou aço
  • Modificar as propriedades magnéticos daquele material
  • Melhorar a resistência da peça a outros tratamentos e/ou usinagens
  • Eliminar efeitos de tratamentos térmicos anteriores

Assim, podemos concluir que, quando falamos principalmente de aços, o tratamento térmico serve principalmente para amolecer o material, endurecer ou ainda modificar suas propriedades.

Tratamento térmico de qualidade

Mas para que todos esses benefícios sejam adquiridos a partir desse processo, o tratamento térmico precisa seguir alguns parâmetros.

Entre eles, podemos citar a utilização de equipamentos específicos – como fornos – para este processo, a temperatura adequada, o tempo de aquecimento ou resfriamento, a velocidade, a atmosfera – que é o produto que envolve o material dentro do forno – e ainda o material, já que cada um deles apresenta uma usinabilidade diferente.

É por esse motivo que, normalmente, os aços são os materiais mais adequados para esse processo. Isso porque eles reagem bem a esse tratamento e também tem maior uso comercial, com excelente custo-benefício.

Assim, o tratamento térmico é uma excelente solução em usinagem pois consegue não só melhorar as propriedades de uma peça, finalizando-a para ser utilizada, como também pode auxiliar e preparar a peça para outros processos de usinagem.

 

A Erominas entende de usinagem como ninguém: venha conversar conosco!

O tratamento térmico é apenas uma das várias soluções que a Erominas oferece aos nossos clientes. Com uma variedade de serviços, transformamos a sua necessidade em projetos, agregando mais de 20 anos de experiência com a modernidade de quem se reinventa a cada dia.

Agende uma conversa conosco sem compromissos. É só clicar aqui.

Banner 2

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento