Tratamento térmico em aços

Tratamento térmico em aços: tudo que você precisa saber

Quando se trata de usinagem, diversos processos e técnicas são aplicados a fim de se obter um resultado ainda mais preciso e personalizado. Um deles é o tratamento térmico em aços, que envolve inúmeras ações com a finalidade de dar ao material determinadas características.

Para você que ainda tem dúvidas, a Erominas vai explicar tudo que você precisa saber sobre esse tipo de tratamento!

Antes de tudo, é importante lembrar que a usinagem inclui todos os processos de fabricação de peças, sejam ele cortes, desgastes ou tratamentos térmicos, como esse que vamos explicar. Todas essas ações serão aplicadas sobre a matéria-prima e, ao final, o resultado será uma nova peça.

Então, para aqueles que trabalham com aços, o tratamento térmico é um importante passo. Isso porque ele será determinante para que a peça desejada seja obtida com precisão.

O processo de tratamento térmico em aços

As Normas Brasileiras definem o tratamento térmico em aços como o conjunto de operações realizadas sobre esse material no estado sólido com a finalidade de dar a ele determinadas características. Essas operações incluem, por exemplo, aquecimento, permanência em determinada temperatura e também o resfriamento do aço.

Dessa forma, esse tratamento térmico modifica todas as propriedades do aço, sejam elas mecânicas, elétricas ou magnéticas, alterando sua condição para que ele possa ser usado nas indústrias.

Também é importante destacar que, durante esse tratamento térmico, o estado físico do aço permanece o mesmo. No entanto, algumas propriedades físicas dele como dureza, elasticidade e resistência são alteradas nesse processo.

O que é importante durante o tratamento térmico

O tratamento térmico em aços envolve diversas mudanças nas propriedades mecânicas do aço. É claro que, assim como em diversos materiais, essas alterações dependem de diversos fatores, já que os aços são ligas compostas de ferro e carbono.

Entre esses fatores, podemos citar a temperatura do aquecimento, a composição química da liga, a velocidade de aquecimento/resfriamento, entre outros. Todos esses itens são importantes porque determinam se o aço é mais mole ou elástico, mais resistente ou mais duro, e como ele poderá ser utilizado.

Por isso, quando escolher um tratamento térmico em aços para obter peças manufaturadas, é muito importante que as empresas escolham um serviço de usinagem de qualidade. Afinal, nesse processo é imprescindível o conhecimento de todas as características do aço, sua composição e sua aplicação para a confecção da peça.

O tratamento térmico da Erominas

A Erominas é uma empresa especializada na confecção de peças manufaturadas para diversos segmentos. Por isso, produzimos peças e ferramentas personalizadas para cada negócio, o que inclui tratar termicamente diversos materiais, entre eles o aço.

Se sua empresa necessita de uma solução como essa, entre em contato e saiba mais sobre nossos processos e soluções, todos certificados com a ISO 9001. Adquira a qualidade que só a Erominas tem para produzir materiais como engrenagens, punções, matrizes, ferramentas em metal e moldes.

Colocando em prática: fale conosco!

Agora que você entendeu mais sobre tratamento térmico em aços, chegou a hora de colocar em prática, não é mesmo?

Para isso, nós te mostramos o caminho: venha falar com a Erominas! Agende uma conversa conosco e traga suas necessidades para nós.

Aqui, elas viram projetos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Orçamento