Tratamento térmico de alívio de tensão e sua importância na usinagem

Não é incomum que, durante alguns processos de usinagem, certos materiais sofram transformações físicas e químicas fora do planejado no processo. Em especial os aços! Ao passarem por ciclos térmicos variados e em um curto espaço de tempo, eles acabam passando por esse tipo de problema. Então aí surge a importância do tratamento térmico de alívio de tensão.

Essa prática, bastante comum em diversas indústrias, traz benefícios não só para o produto final, como também é vantajosa para a empresa.

Veja a seguir mais sobre esse tipo de tratamento.

> Leia também:

Tratamento térmico em aços: tudo que você precisa saber

O efeito da temperatura no torneamento: entenda mais sobre isso

Tratamento térmico de alívio de tensão

O tratamento térmico de alívio de tensões é um processo muito inovador e eficiente que vem sendo utilizado pelas mais variadas indústrias.

As tensões são muito comuns em diversos processos da usinagem. Isso principalmente naqueles que geram calor durante alguma de suas etapas. Assim, como resultado dessa variação de temperatura, podem acontecer distorções e falhas na peça.

Por isso, o tratamento térmico de alívio de tensão é tão importante! Ele fará um rearranjo dessas tensões causadas pelo processo anterior, fazendo o que chamamos de recozimento. Isso tudo, claro, sem modificar as propriedades da peça, o que é uma das grandes vantagens desse processo – veremos outras a seguir.

Então basicamente, esse tratamento funciona da seguinte forma:

#1 Aquecimento

A peça é aquecida a uma temperatura inferior à temperatura de mudança de fase do material. Esse processo é feito de forma uniforme e controlada.

#2 Mantido o aquecimento

Depois de atingida essa temperatura, a peça é mantida aquecida durante um tempo – que chamamos de tempo de patamar.

#3 Resfriamento

Após esse período, acontece o resfriamento uniforme e controlado do material. É assim que conseguimos relaxar as tensões geradas pelo processo anterior, sem a introdução de qualquer mudança estrutural na peça.

É importante lembrar que tanto a temperatura quando o tempo utilizados no tratamento térmico de alívio de tensões variam conforme fatores como a geometria da peça, sua composição química, tamanho, entre outros.

Vantagens de realizar esse tipo de tratamento

E além, é claro, de aliviar as tensões geradas por variações de temperatura durante a usinagem – o que é essencial para evitar falhas e desgastes na peça – o tratamento térmico para alívio de tensões ainda apresenta  outras vantagens.

Então veja algumas delas:

  • Torna mais maleáveis as peças de aço e ferro, sem interferir na sua dureza
  • Dá maior homogeneidade e melhora as propriedades mecânicas da peça
  • Aumenta resistência à fadiga e à corrosão
  • Tem alta precisão, obtendo resultados rápidos e eficazes

Além desses itens, esse tipo de tratamento vem sendo cada vez muito utilizado pelas indústrias de todo o país justamente porque tem um ótimo custo-benefício. Isso porque ele é capaz de agregar uma grande melhor e valor na peça por um custo baixo de execução.

Tratamento térmico de qualidade é na Erominas!

Quem trabalha com o setor de usinagem sabe: experiência é essencial nesse setor!

Por isso a Erominas, que conta com mais de 20 anos de trajetória nesse segmento, acumula anos de conhecimento em diversos tipos de usinagem e tratamentos térmicos.

Então se você precisa desse tipo de solução, traga sua necessidade para a Erominas e deixe-nos transformá-la em um projeto completo!

Você pode clicar aqui e agendar uma conversa conosco.

Banner 2

 

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento