[Série Qualidade Erominas] Certificados de Qualidade na usinagem e seus diferenciais

Os Certificados de Qualidade na usinagem, assim como em todas as outras indústrias, representam não só um diferencial competitivo. Podemos dizer que eles também trazem uma garantia de precisão e qualidade das peças e ferramentas entregues. E pensando que muitas delas serão utilizadas em outros processos produtivos, essa certificação também garante segurança para a usabilidade dessas peças.

Portanto, esses certificados são essenciais para qualquer empresa de usinagem. Mas isso não significa que eles não exijam diversas adaptações e melhorias contínuas. E é isso que vamos explicar nesse texto da nossa série sobre Qualidade na Erominas.

Continue lendo para entender mais sobre o tema.

Veja também:

[Série Qualidade Erominas] Calibração de equipamentos na usinagem

[Série Qualidade Erominas] Equipamentos de medição na usinagem e sua importância

Certificados de Qualidade na usinagem

Para uma empresa adquirir certificados de qualidade na usinagem, antes de tudo é necessário estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001.

Assim, adotar esse sistema precisa ser uma decisão estratégica do gestor. E isso vai demandar não só diversas adaptações, mas também vai aprimorar e otimizar a produtividade e o desempenho das atividades.  Além, é claro, de permitir que o negócio ofereça produtos de qualidade assegurada para seus clientes.

Por isso, esse Sistema de Gestão, que também chamamos de SGQ, documenta todos os procedimentos envolvidos no cumprimento das políticas de qualidade determinados pela ISO 9001. Assim, ele avalia princípios como foco no cliente, melhoria contínua, contexto organizacional, abordagem dos processos, entre outros elementos.

Mas um detalhe é importante: a obtenção dessa certificação pode levar algum tempo. Isso porque ela que depende de fatores como tamanho da empresa, porte, número de funcionários e setor.

Diferenciais dos Certificados de Qualidade

Os Certificados de Qualidade na usinagem, como a ISO 9001, ajudam, portanto, as indústrias a melhorarem seu desempenho diariamente. E, consequentemente, isso permite que elas possam demonstrar melhores níveis de qualidade nos seus processos e produtos.

Além disso, para a própria indústria, esses certificados podem trazer diferenciais competitivos e vantagens como:

  • Mais eficiência nas operações
  • Identificação de riscos
  • Descoberta de novos mercados

É por isso que os certificados de qualidade na usinagem trazem diversos aspectos positivos para as empresas. E, portanto, devem ser encarados como um investimento pelos gestores do negócio.

Além disso, como já dito acima, obter essas certificações requer diversas adequações que precisam ser feitas por toda a empresa. Portanto, ela deve incluir todos os colaboradores, terceirizados e parceiros, além de fazer parte também da cultura do negócio como um todo.

Qualidade na Erominas

A Erominas atua há mais de 20 anos no setor de usinagem e acredita na qualidade como um fator decisivo nesse setor. Por isso, somos movidos desde sempre por um objetivo comum e único. E esse inclui utilizar a tecnologia a favor das necessidades do nosso cliente, o que impacta diretamente também na qualidade dos nossos produtos finais.

É por isso que temos índices de satisfação altíssimos entre nossos clientes, já que garantimos não só essa qualidade, mas também segurança e saúde para toda a nossa cadeia produtiva.

Venha conhecer mais sobre nossos processos de qualidade! É só clicar aqui.

Banner 4

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento