[Série Qualidade Erominas] Equipamentos de medição na usinagem e sua importância

Entender a importância dos equipamentos de medição na usinagem requer que, antes, entenda-se mais sobre esse processo produtivo e como ele acontece. Assim, é possível compreender o papel desses instrumentos no que diz respeito a garantia de precisão e qualidade dos materiais que passarão por todas as etapas da usinagem.

Para que você entenda melhor sobre os equipamento de medição e seu papel na garantia de qualidade na usinagem, a Erominas preparou uma série de posts sobre o assunto.

Continue lendo para entender melhor.

Veja também:

[Série Qualidade Erominas] Certificados de Qualidade na usinagem e seus diferenciais

[Série Qualidade Erominas] Calibração de equipamentos na usinagem

Equipamento de medição na usinagem: por que são importantes?

Você já deve saber como funciona um processo de usinagem. Afinal, já falamos por aqui diversas vezes que essa indústria é a responsável por produzir peças e ferramentas personalizadas para diversos outros processos produtivos, como a indústria bélica, automotiva e de maquinário, por exemplo.

Assim, na usinagem, acontece o manuseio ou processo mecânico de desgaste de uma matéria-prima, com o objetivo de dar uma nova forma e deixar a peça com um formato específico. Para isso, utilizam-se diversos processos como torneamento, fresagem, eletroerosão, entre outros.

Com a usinagem de precisão cada vez mais em alta, diversas etapas também precisam oferecer garantias de precisão. É aí que entram os equipamentos de medição na usinagem. Eles são responsáveis por garantir que a medição principalmente da matéria-prima a ser utilizada, garantindo que o material atenda a todos os objetivos daquele projeto.

Confira a seguir alguns dos principais equipamentos de medição na usinagem, assim como outros que você talvez já conheça:

– Paquímetro

O paquímetro é essencial na usinagem, principalmente. Isso porque ele é o responsável por medir pequenos objetos, entre eles parafusos, porcas e tubos. Para isso, ele possui uma régua graduada, que mede o tamanho desses itens.

– Micrômetro

Já o micrômetro utilizamos principalmente para medir a altura, largura e profundidade das peças, inclusive na usinagem. Ele possui grande precisão para medir objetos pequenos, já que tem graduações de décimos e centésimos de milímetro.

– Comparador de diâmetro

Podemos dizer que esse é equipamento de medição na usinagem porque ele é feito para atividades e medidas bem específicas dessa indústria. Assim, ele mede e compara diâmetros internos em diferentes profundidades, verificando assim dados das circunferências.

– Relógio comparador mecânico

Já o relógio comparador é também bastante utilizado em diversos processos industriais, entre eles a usinagem. Com grande sensibilidade às medições, ele é utilizado para a centragem de peças, medindo empeno e excentricidade dos materiais.

– Micrômetro Externo

Esse é um dos equipamentos de medição na usinagem capaz de medir as dimensões de um objeto específico, conferindo suas dimensões gerais como altura, largura e profundidade.

Qualidade na usinagem: a Erominas é especialista no assunto

Quando o assunto é qualidade na usinagem, a Erominas sabe do que está falando. Com quase 20 anos no mercado e certificação ISO 9001, sabemos exatamente a importância dessas garantias para obter satisfação máxima dos nossos clientes.

Venha conversar conosco sobre seu projeto de usinagem e leve esse diferencial para sua indústria também. É só clicar aqui para agendar uma conversa.

Banner 3

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento