Assim como em qualquer outra indústria, a calibração de equipamentos na usinagem é uma etapa extremamente importante para garantir a qualidade dos produtos finais. Podemos inclusive dizer que essa calibragem dos instrumentos de medição, quando feita de forma periódica, é uma das maneiras mais confiáveis de garantir que o processo terá totalmente seguro.
Para que você possa entender mais sobre esse e outros processos de qualidade que acontecem dentro da Erominas, preparamos uma série de textos para você entendê-los ainda com mais detalhes. Neste primeiro, vamos focar então na calibração de equipamento na usinagem.
Continue lendo para conhecer mais sobre esse processo.
Veja também:
[Série Qualidade Erominas] Certificados de Qualidade na usinagem e seus diferenciais
[Série Qualidade Erominas] Equipamentos de medição na usinagem e sua importância
A calibração de equipamentos na usinagem é um processo que impacta diretamente no resultado final. Isso porque qualquer atividade industrial demanda equipamentos de medição. E estes precisam estar aptos para serem utilizados e garantir mais qualidade e precisão.
Esses instrumentos de medição, portanto, são os responsáveis por assegurar medidas como peso dos produtos que serão utilizados no processo industrial, como a usinagem. Assim, caso a calibração de equipamentos na usinagem não tenha sido feita, esses instrumentos podem fazer com que mais ou menos matéria-prima necessária seja utilizada, por exemplo.
O principal objetivo da realização periódica dessa atividade é então prevenir danos aos próprios instrumentos e garantir sua precisão.
Alguns instrumentos que podem e devem passar pela calibração são:
A calibração de equipamentos na usinagem geralmente é feita por uma empresa parceria, especializada nesse tipo de atividade. Assim, essa calibração pode ser feita com ainda mais criticidade e detalhamento.
Basicamente, esse processo compara as medidas obtidas pelo instrumento em questão com alguns valores de referência, de forma a avaliar o quanto ela está próxima desses valores.
Após a calibração, a empresa emite um certificado para os equipamentos, que vão atestar e comprovar a confiabilidade dos resultados e medições que o equipamento realizará posteriormente.
Esse certificado, inclusive, é indispensável para evitar erros de medição e atestar ao cliente a qualidade de todo o processo de usinagem que foi ou será realizado. Ele, inclusive, é obrigatório para empresas com certificado ISO 9001, como é o caso da Erominas.
Normalmente, fazemos a calibração de equipamentos na usinagem em alguns momentos específicos do processo. Mas é claro que essa atividade também pode acontecer sempre que alguma medição não conforme acontecer. Ou ainda quando o operador ou supervisor identificar a necessidade dessa calibração.
No geral, esse processo acontece:
É importante destacar ainda que, quando falamos de eventos que possam interferir na precisão da medição desses equipamentos, diversos fatores podem ser incluídos. Entre eles, a temperatura do ambiente – que pode sim impactar no funcionamento dos equipamentos e nos resultados apresentados -, bem como seu armazenamento também.
Além disso, principalmente nos instrumentos cujos resultados possam interferir ainda mais diretamente nos resultados da usinagem, precisa seguir um cronograma periódico de avaliações, manutenções e calibrações.
A Erominas trabalha há anos com melhoria contínua em todo o seu processo. Isso quer dizer que, diariamente, atuamos para garantir qualidade máxima em todos os nossos projetos de usinagem. Não é a toa que temos níveis máximos de satisfação dos nossos clientes com seus produtos entregues.
Se você quer ter essa garantia no seu projeto, fale conosco e vamos colocar a mão na massa. É só clicar aqui para agendar uma conversa com nossa equipe.