A importância do acabamento em peças de usinagem

A produção de qualquer peça ou ferramenta através de processos de usinagem exige uma etapa muito importante: o acabamento. Isso porque uma peça com polimento ruim ou inadequado pode trazer grandes prejuízos para o cliente. Então é sobre a importância do acabamento que vamos falar neste texto.

Você vai entender um pouco mais sobre como esse processo acontecee e porque ele afeta tanto o resultado final da usinagem.

Continue a leitura para aprender mais!

> Leia também:

Usinagem de peças especiais: saiba tudo sobre isso

Qualidade do processo de usinagem: a importância da ISO 9001

A importância do acabamento perfeito

Muitas vezes, podemos pensar que a etapa de acabamento está ligada apenas a parte estética da peça. No entanto, a importância desse processo vai muito além.

Quando falamos de peças personalizadas e feitas sob medida, cada detalhe tem impactos no resultado final do projeto. Assim, um defeito ou problema no acabamento, como desníveis ou rebarbas, por exemplo, fazem com a que peça seja diferente do que foi pedido pelo cliente.

Isso pode gerar problemas estruturais na peça, por exemplo. Inclusive na sua utilização em outros processos ou equipamentos também! Existem até perigos de acidentes decorrente de peças com formatos errados, saliências e outros problemas, quando a peça não passa pelo processo de acabamento.

A importância do acabamento é ainda maior para o cliente que vai utilizar a peça em outro processo. Isso porque, se ela não passar pela etapa de acabamento, quando for utilizada – um molde, por exemplo, que será utilizado em outra linha de produção – esse “defeito” pode impactar todo o processo. Isso pode inclusive gerar perda de tempo, material ou até a própria peça.

Porque o acabamento é necessário

Embora os processos processos de usinagem contem com melhorias contínuas, a importância do acabamento continua tendo importância sempre. E isso se deve a alguns motivos.

Entre eles, podemos citar ocorrências normais de qualquer usinagem, como a trepidação. Quando isso acontece – seja da peça ou da ferramenta – esse movimento pode acabar gerando prejuízos no acabamento da superfície. E isso traz a necessidade de um acabamento diferente.

Na Erominas, por exemplo, destacamos dois processos bastante utilizados:

  • Polimento

Nesse processo, realizamos um tratamento final na superfície da peça. Assim, através dessa técnica, podemos ter como resultado superfícies mais ou menos ásperas. Isso, é  claro, de acordo com as características de acabamento definidas no processo de usinagem.

  • Ajustagem

A ajustagem é outra técnica que utilizamos na usinagem e que demonstra a importância de um acabamento cuidadoso e bem feito. Ela se resume, basicamente, na usinagem manual da peça. Isso é feito normalmente através de uma ferramenta de corte como a lima, que permite fazer o ajuste do material.

Fica claro então, observando todas essas informações, que os processos de usinagem envolvem a obtenção de peças com qualidade e precisão. Daí a importância do acabamento. Assim, essa é mais uma das etapas que garante alto grau de assertividade e adequação à necessidade específica do cliente.

Usinagem de precisão é na Erominas

Agora você já entendeu mais sobre a importância do acabamento em peças de usinagem, não é mesmo? Por isso, está mais claro como uma empresa com experiência pode fazer total diferença no resultado da peça que você precisa!

E você encontra essas qualidades na Erominas: mais de 20 anos de experiência no mercado, certificação 9001, melhoria contínua, soluções de projetos completos em usinagem.

Conte com todo isso trazendo sua necessidade para nós! Clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso.

Banner 4

 

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento