Principais tendências de usinagem para 2022

Usinagem por eletroerosão

A indústria no Brasil tem se transformado nos últimos anos e as tendências de usinagem para 2022 vêm para alavancar ainda mais esse processo. Com a automatização das etapas de produção e uma maneira mais fácil de colher e reunir dados, o objetivo principal é produzir mais em menos tempo e com redução de custos.

Assim como a indústria, os processos de usinagem precisam estar em constante aprimoramento e evolução E isso principalmente para atender às novas demandas desse setor e caminhar juntos para otimizar e evoluir processos. Daí a importância de estar sempre atento às tendências de usinagem que surgem de tempos em tempos. 

Para 2022 são esperadas tecnologias cada vez mais ligadas à personalização dos produtos oferecidos ao cliente. Além, é claro, de um melhor aproveitamento de dados e informações disponíveis na internet. O objetivo principal é sempre gerar melhores resultados em menos tempo e com custos reduzidos. Afinal, a indústria é responsável por movimentar grandes mercados, que, por sua vez, movimentam a economia nacional e global.

Indústrias e usinagem em 2022

Grande parte das tendências de usinagem deste ano está ligada a uma necessidade cada vez maior de oferecer personalização aos produtos. E isso torna a usinagem um diferencial ainda maior para aqueles que investem em seus processos durante a sua linha de montagem. Conheça abaixo cada uma delas. 

1. Inteligência Artificial (IA), Internet das coisas (IOT) e Big Data Analytics

A Inteligência Artificial é uma grande tendência para a usinagem. A partir de informações fornecidas pelas próprias fábricas, softwares são capazes de cruzar e obter dados valiosos e avançados sobre os processos industriais. Isso gera novos dados para o setor, que pode direcionar as estratégias e obter melhorias em diferentes etapas da produção. 

Já o IOT trata da conexão entre máquinas e equipamentos da fábrica com a internet. Essa tecnologia pode conversar entre si e combinar ainda mais dados para gerar análises importantes sobre os processos realizados. 

Por fim, o Big Data Analytics é a tecnologia que vai unir todos os dados e informações colhidos pela IA e IOT e gerar relatórios, análises, correlações e decifrar possíveis tendências para o futuro. E ele que garante que o seu negócio esteja sempre um passo à frente, um grande diferencial para se destacar no mercado. 

2. Cibersegurança

Considerando a quantidade de dados reunidos a partir das tecnologias citadas acima, outra grande tendência de usinagem para 2022 é a cibersegurança. Ela nada mais é que a proteção de todos esses dados, relatórios e análises recolhidos e criados a partir da IA, IOT e da Big Data. Com os equipamentos industriais ligados à internet é imprescindível proteger as informações do seu negócio. 

3. Indústria 4.0

A indústria 4.0 é definida como a quarta Revolução Industrial. Essa tendência propõe transformações nas fábricas e nos processos de produção delas, construindo produtos mais flexíveis e personalizados com o objetivo de gerar cada vez mais satisfação ao cliente. 

Apesar de já ser algo bastante presente na usinagem, principalmente no trabalho que desenvolvemos na Erominas, a tendência de personalização na usinagem tende a aumentar ainda mais. 

4. Energia renovável

A busca por iniciativas que agridam menos o meio ambiente já tem sido uma tendência dos últimos anos e se tornou uma preocupação de muitas empresas. Usar energias renováveis nos processos industriais auxilia não só a natureza e a causar uma boa impressão para os seus clientes, mas também ajuda na redução dos custos, o que é uma grande vantagem. 

5. Impressão 3D

As impressões 3D são realizadas através de uma impressora 3D, máquina que produz únicos, personalizados e com menor desperdício de material. Apesar de já ser uma realizada nas indústrias, a técnica ainda é pouco explorada e é considerada uma tendência de usinagem para 2022. Ela promove a criação de protótipos de peças para diferentes tipos de indústria. Tudo isso feito de maneira rápida e com custos mais baixos, podendo acelerar os processos industriais e gerar mais lucro. 

Conte com a Erominas

As máquinas utilizadas na indústria têm se tornado cada vez mais eficientes ao se unirem com as grandes tecnologias conquistadas nos últimos anos. Esse é um grande passo para alavancar a produção brasileira em diversos segmentos da indústria.

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de usinagem, a Erominas atua através da usinagem de precisão sob encomenda. Através da fabricação, modificação, moldagem, fundição e corte de materiais metálicos, oferecemos um serviço personalizado para cada um de nossos clientes. Tudo de acordo com suas principais necessidades e objetivos com as peças. 

Clique aqui para saber mais sobre a nossa história e entre em contato para realizar um orçamento e conversar com a nossa equipe. 

Os comentários estão encerrados.

Solicitar Orçamento